theme-sticky-logo-alt

Espanhol pra que te quero?!

Quem nunca arriscou um portunhol, seja em uma roda de amigos, numa tentativa de se comunicar com um estrangeiro ou até mesmo ao reproduzir algum meme, que atire a primeira pedra.  

Mas, sejamos sinceros, apesar das palavras e das estruturas gramaticais do português e do espanhol serem bastante semelhantes, essa tentativa de se conectar com los hermanos por meio de um dialeto totalmente imaginário, de modo geral, resulta em frases e diálogos que não fazem o menor sentido. Chega a ser cômico, claro – e até pode render boas gargalhadas -, mas, aprender espanhol tem se mostrado extremamente vantajoso e importante no mundo atual. 

Vem com a Santillana Español que a gente te explica tudinho!  

Bom, vamos começar do início. Você sabia que os responsáveis pelo surgimento do espanhol foram os romanos? Pois é! A história, na verdade, começa com o latim, idioma que os romanos trouxeram para a Península Ibérica no ano de 218 a.C. Nessa época, a população da Península era formada por diversos grupos étnicos como os celtas e os fenícios, além dos povos ibéricos, e cada um desses grupos tinha o seu próprio idioma. Com a chegada e a expansão do Império Romano, o latim passou a ser imposto como um idioma universal no território.  

Nesse processo de implementação do latim, uma forma mais espontânea e popular de se comunicar surgiu. Essa língua oral foi chamada de latim vulgar que, em interação com as línguas locais, deu lugar às línguas românicas, que são a base do português, do francês, do italiano, do romeno e, na Espanha, do castelhano, do catalão, do galego e outros. O castelhano foi assim chamado por ser a língua falada em Castilha.  

O espanhol só foi batizado de espanhol, de fato, quando a Espanha se tornou um país e o idioma foi oficializado como a língua da nação. Apesar disso, os outros idiomas e dialetos, como o catalão e o galego, por exemplo, são cooficiais junto com o espanhol nas regiões onde se originaram. 

Com as Grandes Navegações que ocorreram a partir do século XV, a língua espanhola, se expandiu por toda a América e, apesar de ter sofrido variações frente às tradições culturais, sociais e geográficas de cada região, tornou-se língua materna de países como o Chile, Panamá, México, Venezuela e outros. Atualmente, o espanhol é o idioma oficial de 21 países. 

A importância do espanhol nos dias atuais 

Segundo a Ethnologue, atualmente, o número de falantes de espanhol é de 548 milhões. Desse total, cerca de 475 milhões são falantes nativos! Muito mais que impressionar, esses números fazem do espanhol: 

  • E o segundo idioma com mais falantes nativos do mundo. 

Mas não para por aí! O espanhol é a segunda língua mais usada nos negócios e uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Muito interessante, não é mesmo?! 

Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, dominar um segundo idioma tornou-se fundamental. Neste contexto, ser fluente na língua espanhola se mostra bastante vantajoso, seja do ponto de vista profissional, acadêmico ou cultural. 

5 motivos para aprender espanhol o quanto antes 

  1. Mais oportunidades no mercado de trabalho

O espanhol é um dos idiomas mais requisitados no mercado de trabalho brasileiro. Além de valorizar o currículo profissional, dominar a língua abre um leque de oportunidades, nacionais e internacionais, para a carreira profissional. 

  1. Possibilidade de estudar no exterior

Além de abrir caminhos para oportunidades acadêmicas nos países que têm o espanhol como idioma oficial, dominar a língua espanhola também é extremamente favorável para quem deseja estudar nos Estados Unidos, por exemplo. Por lá, mais de 40 milhões de pessoas falam espanhol. 

  1. Viagens inesquecíveis e sem perrengues

Como você já viu, mais de 548 milhões de pessoas ao redor do mundo falam espanhol. Isso significa que é muito provável que você encontre alguém que fale o idioma, independentemente do lugar pelo qual você estiver viajando.   

  1. Imersão em outras culturas 

O domínio do espanhol viabiliza vivenciar, de forma muito mais rica e profunda, as culturas e as tradições de outros países. O fato de estarmos cercados por vizinhos que se comunicam na língua espanhola torna essa imersão na diversidade cultural latina ainda mais interessante. 

  1. Facilidade para aprender outros idiomas

Você sabia que dominar o espanhol contribui para a compreensão e o aprendizado de outras línguas como o italiano e o francês, por exemplo? Isso acontece porque assim como a língua espanhola e o português do Brasil, esses idiomas – e alguns outros -, como já dissemos, são derivados do latim. 

Agora que você conhece um pouco sobre a origem da língua espanhola e a importância que esse idioma tem no mundo atual, que tal ficar por dentro de algumas curiosidades do espanhol? 

  1. Existem cerca de 88.000 palavras em espanhol;
  2. Algumas palavras em espanhol possuem raízes árabes;
  3. Dependendo do país ou região, as palavras em espanhol sofrem variações consideráveis. 

Santillana Español: tradição e excelência no ensino da língua espanhola 

A Santillana Español é movida pela paixão em ensinar. Presente nos 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal, a Santillana Español é a editora mais reconhecida e adotada para o ensino da língua espanhola no Brasil. Somos o selo internacional de educação líder no país há mais de 22 anos! 

Nascemos com o compromisso de trilhar novos caminhos para o ensino do espanhol e levar o idioma a um número cada vez maior de estudantes brasileiros. Para nós, entregar um ensino de excelência que promova a ampliação de vivências pessoais, profissionais e multiculturais dos nossos alunos é uma das missões mais importantes que assumimos. 

Santillana Español: Enseñando juntos 

 

 

Publicación anterior
CONVIRTIENDO AL CINE EN LITERATURA: PROPUESTA DE TALLER DE CINE Y ESCRITURA PARA LOS ALUMNOS DE ESPAÑOL
Próxima publicación
En el cielo hay una estrella y unos planetas de cuyos nombres no podemos olvidarnos
15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.espaciosantillanaespanol.com.br 300 0